sábado, 22 de dezembro de 2012

*Feliz Natal* com Bolo Rei

No Natal de 2010, inspirada por a Luísa, fiz este bolo. A primeira experiência correu muito bem, a segunda ficou menos bem e não voltei a fazer. Esta semana reavivaram-me a memória do gosto que me deu ter um Bolo Rei na mesa feito por mim :) Hoje fui "desencantar" a receita e aqui a partilho, desejando a todos os que por aqui passam um Natal recheado de alegria e amor.

A massa é feita com o auxílio da máquina de fazer pão e a receita adaptada ao meu gosto (como as frutas muito cortadinhas, por exemplo).

Ingredientes:
  • 150ml leite
  • 600 g de farinha tipo 65 s/fermento
  • 1 pacote de fermento para pão (11 g em pó)
  • raspa de um limão e de uma laranja
  • 150 g de açucar
Tudo por esta ordem para dentro do recipiente da máquina. Ligar no programa "massa" e ir acrescentando,
  • 100 ml de chá de flor de laranjeira
  • 70 g de manteiga amolecida
  • 2 ovos batidos
Quando terminar o programa (cerca de 1h30min.), juntar as frutas cristalizadas a gosto (muito cortadinhas), nozes, avelãs, amêndoas sem pele, passas e pinhões e 1 cálice de Vinho do Porto. E voltar a ligar a máquina no programa "massa".
E espera mais 1h30min...

Deitar a massa em superfície com farinha. Fazer uma coroa com um buraco grande no meio. Eu coloquei a massa na bancada da cozinha com farinha, para não pegar, e moldei directo no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Decorar com nozes, avelãs, amêndoas, passas e pinhões e mais frutas cortadinhas. Pincelar com duas gemas de ovo.

Vai a cozer 30/35 min. a 180ºC (em forno ventilado). Espero que gostem...

                                         
                                                                          *Feliz Natal*

5 comentários:

  1. Olha que bom aspecto!!!
    Votos de Feliz Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de experimentar:-)
    Beijinho natalício!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do aspecto. Parabéns :)
    Boas Festas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Experimentei!!! Amassei-o à mão e não coloquei frutos cristalizados, porque não gostamos.
    Obrigada pela partilha, para o ano repito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa! eu também prefiro os frutos secos. o que fiz este ano também ficou muito bom :)
      beijinhos

      Eliminar